
Complexo do Choro apresenta semana de encontros musicais, teatro infantil e tributo ao mestre com Paulinho Pedra Azul
A semana do Complexo Cultural do Choro promete experiências únicas para todos os públicos, unindo tradição, formação e arte em diversos formatos. A programação reúne grandes nomes da música, espetáculo infantil inédito e atividades ao ar livre, fortalecendo a conexão entre o público e o patrimônio cultural brasileiro.
A abertura da programação acontece na quarta-feira, dia 13, com mais uma edição do Choro Livre Convida, projeto que promove encontros musicais entre diferentes gerações de artistas. Nesta semana, sobem ao palco o multi-instrumentista e professor de cavaco William Ribeiro, a cantora carioca radicada em Brasília Carol Nogueira e o clarinetista e arranjador Ricardo Dourado.
Nos dias 15 e 16 de agosto, sexta e sábado, o palco do Clube do Choro recebe o aclamado cantor, compositor e poeta mineiro Paulinho Pedra Azul, como parte do projeto Tributo ao Mestre. Com mais de 20 discos lançados e uma carreira consolidada ao longo de quatro décadas, Paulinho traz sua voz suave e suas composições poéticas para celebrar os grandes nomes da música brasileira, em shows que prometem emoção, lirismo e brasilidade.
Também no dia 16, sábado, a programação contempla o público infantil com o Piquenique Chorão, que apresenta a estreia do espetáculo “Pomba Júlia e Os Segredos da Praça”, às 11h, no Clube do Choro, com entrada gratuita. A montagem faz parte do projeto Reconhecer Brasília, e convida o público a ver a capital federal pelos olhos da curiosa pomba Júlia, moradora do Pombal da Praça dos Três Poderes.
Misturando teatro, música e interação, a peça revela histórias secretas da cidade e busca despertar nas crianças e famílias o interesse pela educação patrimonial. Ainda no mesmo dia, no Parque da Cidade, professores e alunos da Escola Brasileira de Choro realizam um ensaio aberto, em um encontro coletivo que celebra a formação e a vivência musical ao ar livre.
Patrocinado pela Shell, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Complexo Cultural do Choro reafirma seu papel como um espaço pulsante de celebração da música, da educação e da memória brasileira. “Acreditamos que a cultura é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de um país. Nossa agenda de patrocínios culturais reitera o compromisso da Shell com a sociedade brasileira ao apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento humano, a educação, a inovação, a diversidade, a equidade e a inclusão. O Complexo Cultural do Choro já se tornou um acontecimento tradicional na cidade de Brasília, e temos orgulho em continuar mais um ano desta parceria, contribuindo para a manutenção e conservação da música popular brasileira”, afirma Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil.
Acompanhe a programação completa e as atualizações nas redes sociais: @complexodochoro
SOBRE O PROJETO
O projeto, de acordo com o plano bianual do Complexo Cultural do Choro de Brasília, prevê ações integradas da Escola Brasileira de Choro e do Clube do Choro de Brasília visando a difusão e renovação da música instrumental brasileira. As atividades incluem ensaios abertos, bolsas de ensino musical, rodas de choro e samba, atividades infantis e shows, sempre com o propósito de resguardar, transmitir conhecimento e fomentar o Choro, gênero seminal da MPB.
O objetivo maior é dar continuidade ao trabalho iniciado em 2023, ampliando e consolidando o espaço como centro cultural e educacional de referência. O projeto busca também formar público — da infância à terceira idade —, promover o intercâmbio entre artistas e fortalecer a vocação natural de Brasília como capital da música instrumental, revelando novos talentos em nível nacional e internacional.
SOBRE A SHELL
Há 112 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 13/08
19:30 – Choro Livre convida com Carol Nogueira, William Ribeiro e Ricardo Dourado
Dia 15/08
20:30 – Tributo ao Mestre com Paulinho Pedra Azul
Dia 16/08
11:00 – Piquenique Chorão com Pomba Júlia: Os Segredos da Praça
11:00 – Ensaio Aberto Alunos e Professores da Escola Brasileira de Choro no Parque da Cidade (Choro no Parque)
12:00 – Feijoada com samba
20:30 – Tributo ao Mestre com Paulinho Pedra Azul
SERVIÇO
Complexo Cultural do Choro de Brasília
Dias: 13, 15 e 16 de agosto (quarta-feira, sexta-feira e sábado)
Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental e Parque da Cidade
Telefone: (61) 3226-3969
Acesso gratuito para Choro Livre convida, Piquenique Chorão e Ensaio Aberto
Show Paulinho Pedra Azul – R$ 50 (meia) R$ 100 (inteira). Ingressos à venda na bilheteria Digital. (www.bilheteriadigital.com)
Feijoada com Samba: Reservas em 61 99527-4664
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Rede Social: @complexodochoro